PROJETOS MECÂNICOS
NOSSOS SERVIÇOS

PROJETO DE
DIMENSIONAMENTO
O mercado tem muitas opções de material disponível para utilização, essa etapa de dimensionamento consiste na escolha do material capaz de resistir as cargas de solicitação no material.

ANÁLISE POR MÉTODO
DE ELEMENTOS FINITOS
As etapas de análise por métodos de elementos finitos muito se assemelha com o procedimento de dimensionamento, porém normalmente é utilizado para realizar verificações de condições de utilização e comportamento do material.

PROJETO DE
DETALHAMENTO
Após o dimensionamento dos materiais e definição do "layourt" e feito os desenho com o detalhamento de fabricação e montagem, evitando assim erros.

ACOMPANHAENTO
DE MONTAGEM
Precisando de um profissional técnico para garantir que as etapas de montagem sejam fieis aos especificados no projeto?
Podemos te ajudar no processo de decisão de construção e montagem
Um projeto mecânico nada mais é do que uma representação, por meio de desenhos técnicos 2D e 3D, de um produto, um mecanismo, uma ideia, e é utilizado para manufaturar essa ideia.
Tal projeto é desenvolvido através de softwares e ferramentas técnicas, que conferem ao engenheiro que está desenvolvendo-o todo suporte necessário. Dessa forma, se respaldando em imaginação, conhecimento e inovação, ele consegue proporcionar ao seu cliente, um produto que possa solucionar algum problema em questão.
Além disso, outra característica importante dos projetos mecânicos é a de que os desenhos técnicos devem seguir rígidas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Essa instância adequa o projeto aos padrões nacionais e internacionais. Nesse sentido, a partir do momento que o cliente tem seu projeto aprovado, ele pode manufatura-lo em qualquer lugar do mundo.
Agora, para realizar seu projeto mecânico é um processo que pode ser subdivido em algumas etapas, de acordo com a necessidade do cliente e o problema que ele quer solucionar.
Análise de viabilidade e concepção de mecanismo
A primeira etapa no desenvolvimento do seu projeto mecânico surge após se ter a percepção de um problema a ser resolvido ou de um processo que pode ser otimizado. Nesse caso, existem 2 atividades a serem seguidas visando as soluções dessas questões: a análise de viabilidade e a concepção de máquina.
A análise de viabilidade parte de um patamar mais básico, onde a situação-problema é estudada a fim de que se obtenham os primeiros insumos importantes para que seja delimitado um leque de possibilidades que podem ser exploradas como solução.
Já a concepção de máquina parte do ponto que já existem possíveis soluções para a problemática, e a tarefa da vez é a de realizar o primeiro esboço esquemático do projeto mecânico mas de forma conceitual, pensando mais na aplicabilidade do que na manufatura, portanto não contém informações técnicas a respeito do mecanismo.
Desenvolvimento de máquina
A partir dessas etapas iniciais, já tendo em mente a concepção primária do projeto, partimos para o próximo passo, realizar o desenvolvimento de máquina. Nesse processo, a ideia do mecanismo começa a tomar forma no sentido técnico.
São analisados, entre outras características, o dimensionamento das medidas, cálculo de esforços solicitantes à estrutura, escolha de materiais a serem utilizados e o modo de operação da máquina, hidráulica, pneumática ou elétrica, por exemplo.
Esse estágio é essencial para garantir a correta usabilidade e, também, a durabilidade do projeto.
É nessa etapa que todas as variáveis que possam afetar o funcionamento da máquina entram em estudo e são definidas.
Aqui que as características finais do projeto são definidas e que ele está pronto para ser passado detalhadamente para o papel.
O desenho mecânico e a modelagem 3D
Com forma e dimensões calculadas e definidas, a próxima fase do processo é registrar essas informações em desenho normatizado – o Desenho Técnico Mecânico (DTM). Essa etapa é fundamental para que se tenha maior detalhamento das peças e que o projeto esteja padronizado de acordo com as especificações necessárias para sua manufatura.
Uma possibilidade extra que compõe a visualização de um projeto mecânico é a de se realizar a Modelagem 3D das peças. Esse serviço tem como objetivo a representação tridimensional das peças e do conjunto montado obtendo representações que oferecem melhor visualização do projeto.
É uma alternativa útil para quem busca expor seu projeto em feiras, apresentá-lo para possíveis investidores, realizar impressão 3D ou mesmo fazer a análise de esforços em softwares de simulação computacional.
Prototipagem
Por fim, após ter-se em mãos todas as características gerais da máquina, além dos desenhos técnicos que a detalham e informam como deve ser seu processo de fabricação, chega, finalmente, a hora de tirar o projeto do papel e trazê-lo à vida. Esse estágio final do processo é denominado Prototipagem.
A prototipagem de uma máquina é fundamental para que se obtenha, inicialmente, uma versão de teste. Dessa forma, será possível verificar se a máquina atende às características necessárias para ser colocada à prova no mercado em que se quer adentrar.
Dessa maneira é possível realizar melhorias e ajustes que serão fatores determinantes para o sucesso do produto final. Também é uma etapa importante para quem busca atrair investidores para seu projeto, visto que a apresentação de um modelo real torna a análise e percepção do produto por parte dos possíveis investidores muito mais fiel.
O sucesso do projeto final está diretamente relacionado com a perfeita execução de cada etapa. Além disso, devemos ter a devida atenção e preocupação com todos os detalhes.
Como posso fazer meu projeto mecânico.
Elaboração da documentação e dos Desenhos Técnicos
Após realizar os ajustes e melhorias, o projeto está finalizado e precisa ser legalizado.
Em alguns casos, algumas documentações podem ser necessárias. Com isso, o projetista precisa estar atento quando for preciso fornecer algumas informações ao cliente ou instituições reguladoras.
CONHEÇA
NOSSOS
CLIENTES
Precisando de um Engenheiro?
