top of page

Por que não lavar a carne antes de cozinhar?

A lavagem da carne é uma prática bem comum no lar dos brasileiros. Afinal, quem nunca fez isso?



Para algumas pessoas o hábito de não lavar a carne antes do cozimento é uma falta de higiene, mas não é bem assim que funciona na prática. Para entendermos um pouco vamos pensar que nem as frutas e verduras não conseguem ser limpas somente com água corrente (sendo necessário o uso de vinagre e bicarbonato, por exemplo) porque com as carnes seria possível?


Deste modo, a lavagem da carne com água corrente não limpa absolutamente nada! Muito pelo contrário só aumenta a proliferação de bactérias que causam doenças uma vez que as bactérias adoram ambientes úmidos, além dessa água aumentar a superfície de contato sendo agravante em casos onde não se sabe ou se tem garantia da procedência e credibilidade da qualidade da carne comprada onde a mesma já pode vir contaminada para a sua mesa. A carne contaminada pode causar infecções intestinais e os seus sinais podem ser dores abdominais, diarreia e vômitos levando à desidratação.


Além de doenças, a lavagem da carne, também pode ocasionar perdas na qualidade nutricional uma vez que a carne é rica em minerais e vitaminas do complexo B (solúvel em água) e perdas na qualidade tecnológica dos parâmetros de sabor e textura resultando na perda do sabor, suculência e textura natural.

Uma alternativa para a higienização de carnes no geral é a escaldagem (lavagem com água quente), sendo esse processo capaz de reduzir a carga microbiana (carga de micróbios) logo no início do preparo podendo ser eliminada completamente após o cozimento, principalmente se forem carnes de frango e/ou porco.


Agora você já sabe, lavar carne ficou no passado! Essa dica não só garante a preservação da sua saúde e da sua família que é o mais importante, mas deixa o seu prato ainda mais saboroso.

 
14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page