NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NOSSOS SERVIÇOS

LAUDOS DE
CONFORMIDADE
O Laudo de NR - 12 é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados, o Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e o Engenheiro Mecânico para proteções mecânicas.

ELABORAÇÃO DE MANUAL
Todas as máquinas e equipamentos devem possuir um manual de instrução. E, caso este não esteja em posse da empresa, os seus responsáveis devem reconstituí-lo ou contratar alguém que seja especialista/ legalmente habilitado no assunto para fazer.

PROJETO DE
ADEQUAÇÃO
Todas as indústrias e empresas que atuam com máquinas e equipamentos precisam estar atentas a todas as normas regulamentadoras e diretrizes. As normas visam minimizar acidentes, mantendo a qualidade de todos os serviços que são realizados em um ambiente. Portanto, é importante realizar um projeto de adequação NR - 12.

TREINAMENTO
O Treinamento é o processo de modificação no comportamento dos colaboradores, visando a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade, aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais.
A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título.
Porém, não são todas as máquinas e equipamentos que se aplica esta norma regulamentadora, sendo eles movidos ou impulsionados por força humana ou animal, eletrodomésticos ou expostos em museus, feiras e eventos, desde que não estejam funcionando.
Através dessa documentação, o empregador ou funcionário pode conferir as especificações sobre tudo que se refere ao trabalho com máquinas e equipamentos. Veja os assuntos tratados na Norma Regulamentadora:
-
Princípios Gerais
-
Arranjo físico e instalações.
-
Instalações e dispositivos elétricos.
-
Dispositivos de partida, acionamento e parada.
-
Sistemas de segurança.
-
Dispositivos de parada de emergência.
-
Meios de acesso permanentes.
-
Componentes pressurizados.
-
Transportadores de materiais.
-
Aspectos ergonômicos.
-
Riscos adicionais.
-
Manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza.
-
Sinalização.
-
Manuais.
-
Procedimentos de trabalho e segurança.
-
Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e utilização.
-
Capacitação.
-
Outros requisitos específicos de segurança.
Lembrando que seguir cada uma das NRs que fazem relação com a sua empresa é uma obrigação do empregador. O não cumprimento de qualquer um dos itens previstos pode acarretar em multas e processos judiciais ou, o pior, a falta de segurança para os trabalhadores.
Por este motivo, é imprescindível que a empresa ou Técnico em Segurança do Trabalho tenha conhecimento de cada um dos assuntos tratados. Além disso, é interessante manter a norma à disposição para os trabalhadores em caso de consulta.
CONHEÇA
NOSSOS
CLIENTES
Precisando de um Engenheiro?
